COMO ELAS PODEM COLOBORAR PARA A SOBREVIVÊNCIA DE SEU NEGÓCIO EM EPOCAS DE COVID-19

Olá!!! Estamos em meio a tantas situações que nos deixam inseguros e ao mesmo tempo, pela primeira vez vemos o Governo Federal disposto a criar muitas Medidas que podem nos ajudar em um momento tão confuso.

Talvez este seja o momento para que você entenda como sua contabilidade pode ajuda-lo neste momento, não só com a comunicação sobres as tantas e tantas alterações tributárias, fiscais e trabalhistas.

Quer saber do que estou falando?

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS, esta é uma informação que provavelmente você nunca valorizou e que é uma das maiores fontes de informações que poderá ajudar não só hoje mais durante toda a vida a sua empresa.

Vamos conhecer os Conceitos: 

Demonstrações contábeis são relatórios de desempenho que expõem a performance financeira e econômica de uma empresa, com o objetivo de ter transparência das informações entre empresa, acionistas e sócios.

Quais são elas?

Balanço Patrimonial

O Balanço tem como função demonstrar a situação financeira e patrimonial da empresa, detalhando o que a empresa possui entre bens, direitos e obrigações.

Este documento oferece uma visão geral das atividades da empresa, como por exemplo, o quanto tem a pagar a fornecedores e a receber de clientes em um dado momento, exemplo 31/12/2019.

A análise do balanço patrimonial permite:

  • Conhecer a posição patrimonial da empresa, ou seja, seus bens, direitos e obrigações
  • Observar a evolução história desses itens que compõem o balanço
  • Entender as fontes de recursos que estão disponíveis para a empresa investir
  • Calcular o pagamento de dividendos aos sócios da empresa
  • Permitir o planejamento tributário
  • Fornecer informações sobre a saúde financeira da companhia para investidores e outras partes interessadas

Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)

A Demonstração do Resultado do Exercício é elaborado para que se demonstre as operações realizadas dentro do período que agregaram rendimentos ou gastos para a empresa.

A DRE serve também para o apuramento dos impostos, principalmente o Imposto de Renda, além de saber se a empresa obteve lucro ou prejuízo no período.

A DRE é muito útil para ajudar o empresário:

  • Analisar o desempenho financeiro da sua empresa.
  • Verificar a evolução das receitas e despesas.
  • Refletir sobre a necessidade de reavaliar os custos e as despesas de produção.
  • Concluir, por exemplo, que deve se esforçar para cortar determinado gasto a fim de tornar o seu negócio mais lucrativo.

Como é um dos documentos mais importantes para se avaliar a saúde financeira de uma empresa, em conjunto com o balanço patrimonial, pode ser necessário apresentar o DRE, por exemplo, para o empresário pedir um financiamento bancário ou para atrair um investidor para o seu negócio.

Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC)

A Demonstração dos Fluxos de Caixa é responsável pelas entradas e saídas de dinheiro, durante o período, no caixa da empresa.

A conta caixa já deve aparecer no Balanço Patrimonial, porém apenas com o seu valor final. Aqui ele será detalhado entre pagamentos e recebimentos operacionais, em investimentos e em financiamentos.

Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL)

Este demonstrativo tem como função apresentar as alterações no patrimônio líquido, ou seja, o quanto aumentou ou diminuiu a “riqueza” da entidade durante o período.

A DMPL já possui integrada a Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA), uma demonstração mais simplificada apenas para as alterações que levaram ao lucro da organização.

Esta demonstração não é obrigatória por lei, mas é exigido pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que empresas de capital aberto elaborem e a publiquem.

A principal utilidade deste documento está na apresentação mais detalhada das variações de reservas das empresas.

Demonstração do Valor Adicionado (DVA)

A Demonstração do Valor Adicionado tem como objetivo evidenciar a criação de riqueza durante o período, e a forma que ela foi distribuída.

O que a DVA faz é detalhar de que forma essa riqueza foi distribuída entre todos os setores que participaram, diretamente ou indiretamente, da sua geração:

  • Funcionários.
  • Fornecedores,
  • Agentes financiadores.

Notas Explicativas 

São obrigatórias por lei, aparecendo após as demonstrações como um complemento de todas as informações.

O objetivo está em apresentar com mais detalhes os critérios de avaliação e valores que aparecem implícitos nas demonstrações.

A quem interessa estas informações:

  • Você sócio, avaliar como está o seu negócio sob vários aspectos.
  • Governo, que com base nestas informações avaliaram se sua empresa está corretamente enquadrada em determinado Regime Tributário e se sim se está recolhendo fidedignamente seus impostos.
  • Fornecedores e Instituições Financeiras, que avaliaram se sua empresa está dentro de um padrão estabelecido por estes para obter crédito junto a estes.
  • Investidores: Que irão analisar se sua empresa tem lucratividade importante para um futuro investimento.

Então… Quero que você responda algumas perguntas que poderão avaliar se sua empresa está atendendo as obrigações legais e as necessidades comerciais…

  • Você sabia de tudo isso?
  • Você tem fornecido corretamente as informações para que sua contabilidade possa gerar tais demonstrações?
  • Sua contabilidade está atenta as normas contábeis, ficais e comerciais de elaboração destas demonstrações?
  • Ou sua contabilidade já te deu aquela desculpa que sua empresa não é obrigada?

Se sua resposta, foi NÃO / TALVÉZ / NÃO SEI / se SIM….

Você está em maus lençóis!!!!! Se foi o contrário. Parabéns você está sendo muito bem assessorado contabilmente e poderá gozar de muitos benefícios por ter todas as demonstrações contábeis em ordem.

E se você é cliente Preserve Contabilidade Preventiva… Saiba que nós presamos por cumprir todas estas obrigações e você está seguro!!!

Saiba mais
Quer saber mais?
Olá, como posso te ajudar?